Alguma vez já parou para pensar em palavras semelhantes mas que na realidade tem contextos diferentes? E que essa diferença pode mudar completamente o sentido de tudo e mais um pouco?
Dias destes me deparei com essas duas pequenas palavras: Inesperado e inevitável. Não sou professora de português nem estou fazendo análise sobre essa ótica. Mas vejam, dependendo de como usa-las, parece que possuem o mesmo significado. Fui buscar um auxílio no grande pai, o dicionário:
Inesperado: sem ser esperado; repentino; inopinado; imprevisto
Inevitavel: fatal; que se não pode evitar; necessário.
Então comecei a divagar... Quantas vezes dizemos que foi algo foi inevitável quando, na verdade, foi apenas inesperado? Damos disculpas esfarrapadas, culpando o destino, quando na realidade, a gente participou ou favoreceu o fato?
O que realmente não temos controle é com o inesperado: a chuva que cai, o pneu que fura, o grito de susto... mas outros acontecimentos não podem se encaixar. Uma gravidez inesperada?? Aff! Sem participação nenhuma?? Ser eleito sem se candidatar? Falar besteira sem estar bêbado?
Ah, tenha paciência. Se não quiser que algo acontece, não favoreça. Senão, ASSUMA!! Conseqüências existem em qualquer situação de nossas vidas. Não admito uma fala sem dono, um comentário sem assinatura, um dizer sem se expor. To cansada de gente que se esconde nos muros da vida, nas sombras de outros, fingindo ser o que não é.
Isso me faz lembrar de outras duas palavras: eficiente e eficaz. Tem a mesma raiz mas caminhos diferentes de raciocinio. Eficiente é fazer as coisas de maneira certa e eficácia é FAZER as coisas certas. Vejam.. ambas são extremamente importantes. A questão é que não devemos sacrificar a eficácia por causa da eficiência.
Juntando tudo, para ser eficiente, é preciso descartar o inevitável. E pessoas capazes, sabem o que fazer diante do inesperado.
Conduta, amigos. Personalidade. Caráter. Enfrentar os fatos de frente, com honradez. Ser forte e determinado. E ser humilde, quando necessário. Assumir o que foi feito.
Pense nisso.
Por isso eu digo sempre...
Continuo seguindo o meu norte
Com saúde e paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AGRADEÇO SINCERAMENTE SEU CARINHO EM LER E COMENTAR. ISSO SERVE DE ESTIMULO E DE VONTADE DE CONTINUAR A CAMINHAR PELAS PALAVRAS, DE FORMA INTENSA E PLENA.
FIQUE COM DEUS
BJS
VALÉRIA
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.