Dias desses, ao conversar com um amigo de longa data, que tenho um amor enorme, ele sugeriu que eu falasse sobre "Ser importante".
Existe várias visões sobre este assunto. Poderíamos pensar em artistas, políticos que se destacam, vencedores de prêmios, e por ai vai. Mas não é sobre esse enfoque que quero falar. Quero falar sobre cada um de nós. Como somos importantes na vida de outros e em nossa própria vida. É necessário termos consciência disso para não tornarmos nossa caminhada vazia, ser rumo e sozinha.
Ja reparou que sem mais nem menos aparece alguém em seu caminho, as vezes do passado, outras, novas, e a presença dela torna-se importantíssima naquele momento? Pois é.. nada é ao acaso. Tudo tem sua explicação. Só não é necessário buscar o sentido de tudo, apenas, valorizar esse momento, essa pessoa.
Tenho amigos tão especiais e ao mesmo tempo tão diferentes, que fico me questionando quem sou eu realmente. Será que não tenho um perfil destacado e traçado? Ah.. claro que sim. As diferenças me completam porque sou um pouco de tudo nessa vida. Cada um de meus amigos tem pelo menos uma característica que me conquista, me agrada e seduz. Preciso dizer que adoro pessoas inteligentes, sagazes, que fazem meu pensamento vibrar sem parar. Pessoas de opinião, fortes, decididas também são destaques para mim. Mas tem tantas outros traços que tornam os amigos queridos, que então vale apenas dizer que apesar das diferenças, dos mistérios, das distâncias, são todas importantes.
Tem dias que a gente quer ouvir uma palavra certa e é um dos amigos que nos dizem. E de maneira muito feliz. Tem outros que precisamos levar um puxão de orelha e novamente é outro amigo que está ali, te orientando.
Quando paro para escrever é que percebo quanta idéia sobre as pessoas guardo dentro de mim e que acredito que devo dividir para que possa, quem sabe, servir de reflexão para alguém. Ou até mesmo para mim.
Lembro da primeira vez que li o famoso e eterno livo de Exupery a frase que marca até hoje muito de nós: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.
Exatamente isso: cada um de nós é importante na vida de alguém e em nossa própria vida.
Querido Flávio, você sugeriu a idéia. Sabe o quanto é importante em minha vida, além de muito especial. Obrigada por estar sempre presente, mesmo que a distância. Sua luz sempre consegue me atingir e transformar meu caminho.
Aos amigos, todos, vocês são importantes por sua inteligência, sua sagacidade, seu olhar de lince, seu bom humor, sua palavra amiga, sua meiguice, sua sinceridade, entre milhares de outras qualidades.
Um enorme beijo em todos!!
Meu norte é vocês
Paz e fé à todos!
UM ESPAÇO DEDICADO AO PENSAMENTO REFLEXIVO SOBRE A VIDA, SOBRE AS PESSOAS, AS IDÉIAS QUE ESTÃO AO REDOR, A POLÍTICA, EDUCAÇÃO. ESPECIALMENTE... SOBRE O QUE PENSO, O DESABAFO. NEM SEMPRE CRÍTICAS, NEM SEMPRE ELOGIOS. APENAS UM PRISMA DIFERENCIADO DO MODO COMO VEJO O QUE SE PASSA AO MEU REDOR, COM AS PESSOAS, COM O MUNDO E COMIGO TAMBEM!
Oi Valérinha, que lindo!
ResponderExcluirDepois de ler esse texto, fiquei me indagando, será que em meio a tanta confusão, tantas informações, opiniões e aprendizados, eu tenho um perfil destacado, entre tantas pessoas? Que neura isso!
Neste curto prazo de reflexão, só tenho a certeza dos meus, as pessoas que cativei e mais nada!
Grande beijo, fica com Deus!
meu Deus, amei suas palavras... eternas e cativas... pela miléssima vez estou relendo o livro, e parece que tudo vem ao encontro...
ResponderExcluirsuas palavaras relmente cativa..
bjos e fé
Parabéns pelo lindo texto!
ResponderExcluirNada é coincidência. Tudo é providência.
"Nós não precisamos dar apenas o que temos;
precisamos dar também o que somos."
Beijos
Maristela
Fique com Deus!!!